O uso das metodologias ativas no ensino híbrido
AUTOR
Professor David Gelatti, quintos anos A e B
Nas semanas iniciais deste mês de maio, realizei com as turmas de quinto ano um trabalho que envolveu tanto as disciplinas de língua portuguesa como a de matemática, onde trabalhei com os mesmos a resolução de situações-problema não convencionais com a utilização do painel de soluções.
A sequência de aulas teve como objetivo central o desenvolvimento da interpretação implícita dos alunos (as) e também a coleta e análise da dados. Este trabalho foi fruto das formações realizadas pelo antigo MATHEMA e agora o FORMAT, onde os multiplicadores trabalharam conosco a resolução de situações-problema não convencionais e também a utilização das metodologias ativas nesse processo.
Desta forma e inicialmente os educandos resolveram duas situações no individual e com a utilização do painel de soluções, no qual eles têm a possibilidade resolver a sua problemática com a utilização de cálculos, desenhos e até mesmo com o uso da escrita, com isso o aluno poderá desenvolver outras habilidades além da resolução formal com cálculos apenas.
Feito isso, os educandos apresentaram aos demais colegas suas resoluções e ao final deste primeiro momento concluímos o nosso painel de soluções, onde cada um compartilhou com o grande grupo a sua chegada até o resultado final e as suas estratégias utilizadas para tal resolução.
O próximo momento de nossas aulas foi marcado pela divisão dos alunos (as) em quatro grupos, respeitando o distanciamento e demais medidas sanitárias exigidas no nosso protocolo de retorno as aulas. Cada grupo de alunos passou por cada uma das quatro estações de problemas, sendo que elas continham: problemas com excesso de dados, com mais de uma solução, um problema convencional e um sem solução, contudo e apesar de nossas limitações devido a pandemia o trabalho deu muito certo, pois os alunos (as) conseguiam compartilhar seus raciocínios e linhas de pensamento para a resolução de cada um dos problemas, mas cada um possuía o seu painel de uso pessoal.
Desta forma, o trabalho deu muito certo, os resultados foram muito positivos, bem como, os alunos (as) gostaram muito da experiencia que lhes foi proposta.
Professor David Gelatti, quintos anos A e B
Nas semanas iniciais deste mês de maio, realizei com as turmas de quinto ano um trabalho que envolveu tanto as disciplinas de língua portuguesa como a de matemática, onde trabalhei com os mesmos a resolução de situações-problema não convencionais com a utilização do painel de soluções.
A sequência de aulas teve como objetivo central o desenvolvimento da interpretação implícita dos alunos (as) e também a coleta e análise da dados. Este trabalho foi fruto das formações realizadas pelo antigo MATHEMA e agora o FORMAT, onde os multiplicadores trabalharam conosco a resolução de situações-problema não convencionais e também a utilização das metodologias ativas nesse processo.
Desta forma e inicialmente os educandos resolveram duas situações no individual e com a utilização do painel de soluções, no qual eles têm a possibilidade resolver a sua problemática com a utilização de cálculos, desenhos e até mesmo com o uso da escrita, com isso o aluno poderá desenvolver outras habilidades além da resolução formal com cálculos apenas.
Feito isso, os educandos apresentaram aos demais colegas suas resoluções e ao final deste primeiro momento concluímos o nosso painel de soluções, onde cada um compartilhou com o grande grupo a sua chegada até o resultado final e as suas estratégias utilizadas para tal resolução.
O próximo momento de nossas aulas foi marcado pela divisão dos alunos (as) em quatro grupos, respeitando o distanciamento e demais medidas sanitárias exigidas no nosso protocolo de retorno as aulas. Cada grupo de alunos passou por cada uma das quatro estações de problemas, sendo que elas continham: problemas com excesso de dados, com mais de uma solução, um problema convencional e um sem solução, contudo e apesar de nossas limitações devido a pandemia o trabalho deu muito certo, pois os alunos (as) conseguiam compartilhar seus raciocínios e linhas de pensamento para a resolução de cada um dos problemas, mas cada um possuía o seu painel de uso pessoal.
Desta forma, o trabalho deu muito certo, os resultados foram muito positivos, bem como, os alunos (as) gostaram muito da experiencia que lhes foi proposta.
Comentários
Postar um comentário