O uso das metodologias ativas no ensino híbrido

AUTOR
Professor David Gelatti, quintos anos A e B

Nas semanas iniciais deste mês de maio, realizei com as turmas de quinto ano um trabalho que envolveu tanto as disciplinas de língua portuguesa como a de matemática, onde trabalhei com os mesmos a resolução de situações-problema não convencionais com a utilização do painel de soluções.

A sequência de aulas teve como objetivo central o desenvolvimento da interpretação implícita dos alunos (as) e também a coleta e análise da dados. Este trabalho foi fruto das formações realizadas pelo antigo MATHEMA e agora o FORMAT, onde os multiplicadores trabalharam conosco a resolução de situações-problema não convencionais e também a utilização das metodologias ativas nesse processo.

Desta forma e inicialmente os educandos resolveram duas situações no individual e com a utilização do painel de soluções, no qual eles têm a possibilidade resolver a sua problemática com a utilização de cálculos, desenhos e até mesmo com o uso da escrita, com isso o aluno poderá desenvolver outras habilidades além da resolução formal com cálculos apenas.

Feito isso, os educandos apresentaram aos demais colegas suas resoluções e ao final deste primeiro momento concluímos o nosso painel de soluções, onde cada um compartilhou com o grande grupo a sua chegada até o resultado final e as suas estratégias utilizadas para tal resolução.

O próximo momento de nossas aulas foi marcado pela divisão dos alunos (as) em quatro grupos, respeitando o distanciamento e demais medidas sanitárias exigidas no nosso protocolo de retorno as aulas. Cada grupo de alunos passou por cada uma das quatro estações de problemas, sendo que elas continham: problemas com excesso de dados, com mais de uma solução, um problema convencional e um sem solução, contudo e apesar de nossas limitações devido a pandemia o trabalho deu muito certo, pois os alunos (as) conseguiam compartilhar seus raciocínios e linhas de pensamento para a resolução de cada um dos problemas, mas cada um possuía o seu painel de uso pessoal.

Desta forma, o trabalho deu muito certo, os resultados foram muito positivos, bem como, os alunos (as) gostaram muito da experiencia que lhes foi proposta.




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRODUÇÃO DE TEXTO COM QUEBRA-CABEÇAS

“Dia Nacional do Livro Infantil”

Leitura CARD