Quando os fantoches falam e cantam, as crianças se encantam

AUTORA
Professora Dalva Aparecida Henisch, quarto ano A

A escola deve ser um lugar acolhedor, promover momentos de diversão e aprendizagem.

Assim, o uso de fantoches propicia experiências lúdicas, permitindo que a criança desenvolva a expressão oral e suas emoções.

Podemos perceber que alguns alunos conseguem acessar o mundo da imaginação e expressar seus pensamentos de maneira mais livre.

Através do brincar e cantar as crianças desenvolvem confiança e autonomia na interação com os demais.

Durante a atividade é de suma importância que o educador venha a observar a produção e o envolvimento do aluno, verificando a sua evolução no contexto escolar.

Iniciamos com um vídeo da história “ A cigarra e a formiga”.

Em seguida, dividiram-se em duplas e escolheram um fantoche para ser seu amigo. Alguns alunos demonstraram incerteza na escolha, trocando diversas vezes de fantoche.

Foi solicitado que realizassem a observação, manuseio e diálogos livremente.

Cantaram algumas músicas infantis observando a articulação e que eram responsáveis por conduzir o fantoche.

Então, contaram histórias curtas entre a dupla, com demonstrações de autonomia, rapidez de raciocínio e também timidez de algumas crianças. Deste modo pôde ser observada e valorizada a individualidade de cada ser humano, pois sua construção e revolução se mostram em diversos momentos da vida escolar.

A contribuição do uso de fantoches se traduz no desenvolvimento de inúmeras habilidades.





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