Deixe nossa história começar do jeito certo!!!

Autor: professor Leandro Ribeiro de Lima, 5º ano A e B

Durante as atividades realizadas no dia 18 de março , as turmas dos 5º anos A e B da Escola Municipal Profº Dalila Ayres , sob supervisão do Professor Leandro Ribeiro de Lima junto com a Professora Zélia Catherine Mara, os alunos trabalharam com o tema ‘’Nós Decidimos” com o objetivo de conscientizar os alunos que todos nós somos diferentes um dos outros e por esses motivos somos todos especiais e que temos o direito de construir nossa própria história . O assunto foi desenvolvido na aula de Língua Portuguesa,Utilizando matérias vinculadas a mídia (R7) e com o livro de literatura :’’Meu amigo down na escola’’. 
No primeiro momento iniciamos a aula comentando as nossas diferenças entre um e outro tais como:uns são mais baixos; outros mais altos;uns mais gordos ;outros mais magros , dentre outras perguntas.Em seguida foi apresentado o vídeo :’’Lea vai para a Escola”, uma garotinha que tem síndrome de Down e queria ser tratada como uma pessoa normal , sem limitações. 

No segundo momento logo após ser feito os comentários sobre o vídeo foi feito a leitura do livro :’’Meu amigo Down na Escola’’ em grupos no cantinho da leitura e exposto na TV pendrive. Feito a leitura desenvolvemos uma interpretação oral com os alunos , onde os mesmos discutiram o tema e opinaram a respeito da importância das diferenças que a mesma tornam-nos únicos e especiais e que todos tem os mesmos direitos na sociedade e no mundo.Posteriormente a reportagem feita pela R7 ajudou a compreender mais sobre o assunto e na elaboração dos cartazes em prol do dia 21 de março que é considerado o dia internacional da síndrome de Down. 

Entre as informações presentes da reportagem R7 foi abordados assuntos como: 

-Preconceito na escola e na sociedade como um todo; 

-Síndrome de klinefelter ;( conceitos básicos) 

- Síndrome de Turner; (conceitos básicos) 

As atividades envolveram todos os alunos , levando-os a compreender mais sobre as nossas diferenças e que só acreditar em nos mesmos que conseguimos viajar ao mundo sendo por contra própria ou pelo mundo da imaginação e que através da leitura ganhamos um dos bens mais precioso : O conhecimento.





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meias trocadas?!?!?!?!?

Reescrita de Contos

Resgate Infância - Memórias