Reescrita de Contos

AUTORA
Professora Tatiana Rocha, 5º anos A, B e C

Os alunos dos 5° anos encerraram a proposta de trabalho “Projeto Didático-Ciranda de histórias: ‘Reescrevendo contos tradicionais’”, desenvolvida durante o 1° trimestre, a qual foi realizada durante as aulas de Língua Portuguesa, onde foram apresentados títulos de Contos Tradicionais, com o objetivo de apropriar-se da estrutura do gênero conto, identificando as suas principais características e linguagem, a fim de reescrever um dos textos.

O trabalho é realizado através das etapas de recontagem oral, reescrita coletiva e em duplas, tendo como produto final a edição de um livro.

A última parte da proposta era realizar o momento da leitura e presentear outra turma com os seus livros. Desta forma buscou-se trazer aos alunos, leituras provocadoras, entonações de voz, estabelecendo comparações entre diferentes versões de um mesmo conto. Refletir sobre a possibilidade de escrever uma mesma história de formas diferentes.

Foi gratificante ver os resultados ao término do Projeto, oportunizando o contato com a literatura, sendo notável o apreço que as crianças demonstraram ao ouvir e praticar a leitura. Considerando ainda que os momentos de apreciação como prática de oratória, nos proporcionou perceber o nível de desenvoltura no qual os alunos se encontravam.

No momento em que vibraram ao ver, como os seus livros ficaram, o que nos deixou muito felizes e satisfeitos. Percebemos a importância de atividades em que os educandos possam ser desafiados, para, com isso, aprimorar sua leitura e, assim, seus conhecimentos. Desta forma, compreendemos concretamente a importância da literatura para a aprendizagem.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meias trocadas?!?!?!?!?

Resgate Infância - Memórias

Leitura CARD