Adivinhe a fábula...
AUTORA
Professora Dalva Aparecida Henisch, 4º e 5º anos A
A nossa escola prioriza o aluno, assim, para esta aula de literatura ao abordar o gênero textual “Fábula”, pensei em inicialmente observar os conhecimentos das crianças sobre o tema.
Realizamos então a proposta de “NUVEM DE PALAVRAS” sobre fábulas. Maravilhoso é ver em seus rostinhos a revelação de sua ideia ao serem encorajados a escrever no quadro quando questionados:
- Quando você ouve a palavra fábula, qual é a primeira palavra que vem à sua mente?
Então escreviam no quadro. Alguns demonstravam um pouco de insegurança tendo a necessidade de confirmar com a professora se seus pensamentos estavam bem elaborados.
Sendo encorajados poucos não participaram escrevendo, mas sim oralmente.
Seguimos a aula com o conceito e exemplos sobre o tema. Os próprios alunos foram direcionando e complementando a aula.
Para finalizar, realizamos o jogo “Mímica das fábulas”.
Neste momento, cada aluno sorteou de uma caixa o nome de uma fábula, leu e sozinho ou com ajuda da professora tentou passar para a turma o nome da fábula através de mímica.
Eles gostaram muito.
Exemplos:
O leão e o ratinho.
A cigarra e a formiga.
O velho leão.
Os três porquinhos....
1º momento: NUVEM DE PALAVRAS
2º Mmomento: Sorteio das fábulas
3º momento: Mìmica para os colegas adivinharem o nome da fábula.
Professora Dalva Aparecida Henisch, 4º e 5º anos A
A nossa escola prioriza o aluno, assim, para esta aula de literatura ao abordar o gênero textual “Fábula”, pensei em inicialmente observar os conhecimentos das crianças sobre o tema.
Realizamos então a proposta de “NUVEM DE PALAVRAS” sobre fábulas. Maravilhoso é ver em seus rostinhos a revelação de sua ideia ao serem encorajados a escrever no quadro quando questionados:
- Quando você ouve a palavra fábula, qual é a primeira palavra que vem à sua mente?
Então escreviam no quadro. Alguns demonstravam um pouco de insegurança tendo a necessidade de confirmar com a professora se seus pensamentos estavam bem elaborados.
Sendo encorajados poucos não participaram escrevendo, mas sim oralmente.
Seguimos a aula com o conceito e exemplos sobre o tema. Os próprios alunos foram direcionando e complementando a aula.
Para finalizar, realizamos o jogo “Mímica das fábulas”.
Neste momento, cada aluno sorteou de uma caixa o nome de uma fábula, leu e sozinho ou com ajuda da professora tentou passar para a turma o nome da fábula através de mímica.
Eles gostaram muito.
Exemplos:
O leão e o ratinho.
A cigarra e a formiga.
O velho leão.
Os três porquinhos....
1º momento: NUVEM DE PALAVRAS
2º Mmomento: Sorteio das fábulas
3º momento: Mìmica para os colegas adivinharem o nome da fábula.
Comentários
Postar um comentário