Leitura ritmada

AUTORA
Professora Dalva Aparecida Henisch, quarto ano C

Realizamos uma atividade lúdica com o 4⁰ ano C, que integra oralidade, brincadeira, audição, percepção espacial e temporal, e a localização através do som.

Os alunos realizam formação em círculo, um aluno vendado fica ao centro do círculo para ouvir os demais recitando uma parlenda e marcando o ritmo com um objeto sonoro.

A formação em círculo é escolhido para ficar mais confortável ao passarem o objeto sonoro, enquanto recitam de forma ritmada a parlenda a seguir:

“Bate o monjolo no pilão,

Pega a mandioca pra fazer farinha,

Onde foi parar meu tostão,

Ele foi parar na vizinha.”

O aluno ao centro acompanha através da audição e com os olhos vendados e procura descobrir com qual colega o objeto sonoro estará localizado.

Quando terminam de recitar a parlenda, o colega que recebe o objeto sonoro esconde-o entre as mãos, colocando para trás do corpo e todos repetem o gesto.

Quem adivinhar qual é o amigo que guardou o objeto ganha pontos e quem errar paga prenda.

Exemplo: Imitar canguru, avião ou sapo. E assim por diante.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecer para respeitar

“Dia Nacional do Livro Infantil”

PRODUÇÃO DE TEXTO COM QUEBRA-CABEÇAS