Leitura ritmada
AUTORA
Professora Dalva Aparecida Henisch, quarto ano C
Realizamos uma atividade lúdica com o 4⁰ ano C, que integra oralidade, brincadeira, audição, percepção espacial e temporal, e a localização através do som.
Os alunos realizam formação em círculo, um aluno vendado fica ao centro do círculo para ouvir os demais recitando uma parlenda e marcando o ritmo com um objeto sonoro.
A formação em círculo é escolhido para ficar mais confortável ao passarem o objeto sonoro, enquanto recitam de forma ritmada a parlenda a seguir:
“Bate o monjolo no pilão,
Pega a mandioca pra fazer farinha,
Onde foi parar meu tostão,
Ele foi parar na vizinha.”
O aluno ao centro acompanha através da audição e com os olhos vendados e procura descobrir com qual colega o objeto sonoro estará localizado.
Quando terminam de recitar a parlenda, o colega que recebe o objeto sonoro esconde-o entre as mãos, colocando para trás do corpo e todos repetem o gesto.
Quem adivinhar qual é o amigo que guardou o objeto ganha pontos e quem errar paga prenda.
Exemplo: Imitar canguru, avião ou sapo. E assim por diante.
Professora Dalva Aparecida Henisch, quarto ano C
Realizamos uma atividade lúdica com o 4⁰ ano C, que integra oralidade, brincadeira, audição, percepção espacial e temporal, e a localização através do som.
Os alunos realizam formação em círculo, um aluno vendado fica ao centro do círculo para ouvir os demais recitando uma parlenda e marcando o ritmo com um objeto sonoro.
A formação em círculo é escolhido para ficar mais confortável ao passarem o objeto sonoro, enquanto recitam de forma ritmada a parlenda a seguir:
“Bate o monjolo no pilão,
Pega a mandioca pra fazer farinha,
Onde foi parar meu tostão,
Ele foi parar na vizinha.”
O aluno ao centro acompanha através da audição e com os olhos vendados e procura descobrir com qual colega o objeto sonoro estará localizado.
Quando terminam de recitar a parlenda, o colega que recebe o objeto sonoro esconde-o entre as mãos, colocando para trás do corpo e todos repetem o gesto.
Quem adivinhar qual é o amigo que guardou o objeto ganha pontos e quem errar paga prenda.
Exemplo: Imitar canguru, avião ou sapo. E assim por diante.
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